Monday, March 12, 2007

Pesquisas Qualitativas - Focus Groups Não Funcionam!

Os profissionais de Marketing, ao planejarem novos produtos e serviços para seus clientes, necessitam realizar pesquisas para saber se esse ou aquele produto tem maiores chances de serem melhor recebidos pelos clientes.

Desde então, muitos métodos de pesquisa (quantitativa e qualitativa), foram criados, afim de facilitar a vida dos profissionais de Marketing para descobrir quais são as preferências dos clientes.

Os métodos quantitativos, utilizam fundamentos de estatística, utilizam amostras representativas de todo o público e se bem conduzidos, são confiáveis, porém em muitos casos não consegue descrever ou analisar os comportamentos de nossos clientes.

Os métodos qualitativos foram criados com a intenção de conseguirmos medir o comportamento do cliente, bem como, seu sentimento em relação a um produto ou a um tipo especial de serviço.

O método mais utilizado hoje em dia´, são os famosos focus groups que desde a década de 40 vem tentando nos ajudar a mapear o comportamento do cliente.

Este método é caracterizado pela presença de um moderador (sempre de uma consultoria contratada), e a presença de em média 10 clientes (ou prospects), que através da ação do moderador, deixam suas impressões sobre os produtos e serviços.

A utilização deste método sempre foi eficiente para criar e desenvolver idéias, para que nós profissionais de Marketing tenhamos insights criativos , mas não servem se nós quisermos segmentar nosso mercado ou avaliar o reconhecimento de uma marca ou de um novo produto.

Os focus groups fazem com que o cliente tente explicar o seu comportamento ou como ele tomou a decisão por este ou aquele produto... mas acontece que pedir que alguém explique o seu comportamento ou sua decisão não é apenas uma impossibilidade psicológica, mas também um estímulo a saída rumo a uma opção conservadora, a uma busca pelo conhecido em vez daquilo que se desconhece.

Além disso, hoje se sabe que os participantes dos focus groups costumam mentir. A relação entre a intenção declarada e o comportamento real em geral é baixa... Isso ocorre por diversos motivos : Por conceito, os integrantes de focus groups devem ser voluntários.... voluntários para colaborar com a pesquisa... mas acontece que os integrantes de focus groups enxergar um benefício financeiro para participar da pesquisa. E hoje em alguns lugares do Brasil, existem pessoas que são profissionais em participar de focus groups, o que faz deles pessoas tendenciosas a dizer aquilo que o profissional de Marketing quer ouvir... e não aquilo que ele deve ouvir...ou seja, houve uma banalização do método.


Além disso, o que´importa não é a voz do cliente (o que ele diz em focus groups), mas sim sua mente - e o erro está em achar que a voz diz o que a mente pensa.... ledo engano!

As empresas estão finalmente acordando para esta realidade....

Hoje em dia, cada vez mais e mais empresas, estão entrando na onda do Antropomarketing , onde o Marketing utiliza a ajuda de antropólogos, para "mapear" o comportamento do cliente.

Este método utiliza horas e horas de fitas em lojas e supermercados para mapear como o cliente se comporta no momento da compra...Além disso, a antropologia nos ajuda a saber como o comprtamento do cliente evoluiu diante da evolução tecnológica...


Vale a pena se aprofundar e conhecer o Antropomarketing !


Amigos... até a próxima!