A última tendência observada no Marketing das empresas (principalmente nos Estados Unidos. No Brasil ainda é um movimento tímido), é a comunicação realizada e produzida pelos próprios clientes.
Muitas empresas, estão convidando clientes para produzier e estrelar suas peças de comunicação. Empresas como GM, Frito-Lay e Dove nos Estados Unidos e no Brasil o Burguer King deixaram de lado as peças com atores e super estrelas para trazer seus próprios clientes para angariar novos clientes.
Trata-se da aplicação de um dos mais básicos conceitos do Marketing de Relacionamento. "Fazer com que a empresa faça parte da vida do cliente e o cliente fazer parte da vida da empresa, em uma via de duas mãos, onde existem benefícios mútuos."
Particularmente no caso da Dove, adotar tal estratégia é uma inovação e tanto! O mercado de Cosméticos, sempre caracterizou-se pelas campanhas publicitárias estreladas por Top Models ou atrizes belíssimas. Até então acreditava-se que as consumidoras associariam a beleza das estrelas ao uso dos cosméticos anunciados. Essa estratégia foi utlizada por décadas....
Até que a brasileira Silvia Lagnado responsável pelo crescimento da marca Dove no mundo resolveu inovar. Desvinculou a marca Dove das estrelas e numa Campanha nomeada "Beleza Real", tornou as mulheres "normais" estrelas de suas propagandas.
O último passo da marca é produzir seus comerciais com idéias vindas de suas clientes.
Tal movimento estreita ainda mais o relacionamento entre empresa e clientes...
Agora vamos às perguntas...
É uma boa "deixar" os clientes produzirem a comunicação da empresa?
Empresas de qualquer ramo podem utilizar de tal estratégia?
Como fazer para que nossos clientes se interessem em ajudar a empresa?
Vc como profissional de Marketing... o que faz para estreitar seu relacionamento com seus clientes?
Abraços!!
Ótimo 2007 a todos!
Yogui - 03/01/2007
Wednesday, January 03, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
Sim, provavelmente por isso e
Post a Comment