Atual campeão brasileiro de futebol, o São Paulo Futebol Clube, para nós profissionais de Marketing é o maior exemplo de aplicação modelo de Marketing Esportivo no Brasil.
Sem precisar de parcerias "duvidosas" e sem grande alarde, o clube tem a melhor estrutura esportiva do país e começa a se aproximar dos grandes clubes europeus, quando tratamos da aplicação do Marketing Esportivo.
Exemplo de sucesso, foram as camisas comemorativas em homenagem ao recorde de jogos do goleiro Rogério Ceni, vendidas a preços bem acima dos praticados e que simplesmente evaporaram das prateleiras. Outro exemplo é o investimento internacional do clube para que sua marca seja conhecida no mundo (lembram dos nomes dos jogadores em japonês no mundial interclubes?).
Tais investimentos fazem do time do São Paulo o mais reconhecido fora de terras Tupiniquins atualmente. (por exemplo, a imprensa internacional diz que o trabalho do Barcelona no mundial intercluber está facilitado, pois não é o São Paulo, o representante das Américas este ano.)
A última do time do Morumbi, é de se tirar o chapéu...
Assim como o Milan, os astros da NBA e o futebo, Americano, o time está prestes a fechar uma parceria com a Warner Bros..
A Warner, para quem não sabe, é a dona dos direitos dos Looney Tunes® (Pernalonga, Patolino, gaguinho, entre outros.), para a utilização dos personagens e do time em produtso em comum.
Imaginem a cena.... Jogo no Morumbi... o time entra em campo, acompanhado pelo Pernalonga e sua turma... todos com a camisa do São Paulo...
Jogadaça hein!??!?! Será que a criançada não vai querer ser São Paulina ?
Será que podemos repetir em terras Tupiniquins as mesmas ações de sucesso que levaram o Marketing Esportivo a se transforamr numa indústria bilionária?
O que falta para os outros times e outros esportes para seguirem o exemplo do SPFC?
Marketing Esportivo no Brasil... Decola ou é privilégio de poucos?
p.s. : Este que vos escreve é corintiano e não levou em conta a paixão pelo esporte...(aliás... nem de futebol gosto!)... portanto... sejamos profissionais e comentemos sem levar a paixão em conta ok?
Até a próxima!!
Yogui
Monday, December 11, 2006
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