Tuesday, December 12, 2006

O Valor da Marca....

Em mercados cada vez mais saturados de produtos e serviços, as marcas sólidas são a chave para se diferenciar. Algumas se convertem em símbolos em escala mundial e seu valor se multiplica.

A consultoria Interbrand especializada em estratégia e avaliação de marcas, sustenta que "O alcance internacional de uma marca costuma ser visto como sinônimo de excelência".

Atribuir valor à marca (Brand Equity), cada vez mais faz parte do escopo do profissional de Marketing. É através da marca, que podemos passar as experiências relevantes a nossos clientes e fidelizá-los a partir de então...

A Interbrand realiza anualmente um estudo que culmina na publicação do Ranking das 100 Melhores Marcas Globais, sendo que esse estudo é um dos mais solicitados por empresas de todo o mundo.

Para chegar a esse ranking, a popularidade da marca é analisada juntamente com aspectos econômicos... os fatores ponderados são :

1 - A solidez financeira da Marca, isto é, a projeção das receitas atuais e futuras atribuíveis aos produtos com a marca em questão menos os custos opercaionais, como os de patentes.

2 - A importância da marca como impulsionador da escolha dos consumidores. Trata-se de medir de que maneira a marca influi na demanada nos PDV´s.

3 - O ponto forte da marca. Quer dizer seu potencial para gera demanda contínua (lealdade, compras frequentes, retenção de clientes). Esse fator está vinculado com a capacidade da marca de gerar lucros futuros. (Alguém aí pensou em Posicinamento e Utilização dos Elementos de Marca? Se pensou, acertou!).

Amigos, tudo isso para ilustrar a importância da marca para as empresas hoje em dia....
Vimos nesse semestre que temos que analisar vários fatores para utilizarmos as ferramentas para atribuir valor à marca...

Dado estudo aí em cima, proponho uma reflexão sobre o nosso papel no cenário e aprofundarmos ainda mais nossos conhecimentos em "Atribuir valor à marca!".

Como sempre pessoas.... D I V E R S Ã O !!!

Até a próxima!

Yogui

No comments: